BIBLIOTECA

É um espaço bem gostoso, onde a criança pode incorporar a importância da escrita e ir adquirindo o gosto pela leitura.
A biblioteca da escola é repleta de livros de histórias infantis, revistas e jornais.
No mês de novembro, a escola promove uma exposição dos livros que as próprias crianças produzem ao longo do ano.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O computador desperta na criança uma grande fascinação. Com ele as atividades pedagógicas tornam-se extremamente divertidas e interessantes.
O laboratório de informática da escola dispõe de computadores com programas infantis recreativos e educativos.

SALA DE VÍDEO

No cineminha da escola a criança assiste a bons filmes infantis, sejam recreativos ou de conteúdo pedagógico.
Sempre atualizada com novos lançamentos, a videoteca proporciona importantes momentos de descontração e aprendizado para a criança.

OFICINA DE SUCATAS

Na oficina de sucatas a criança constrói objetos fora do papel, ou seja, ela constrói brinquedos.
Nesse espaço a criança vivencia inúmeras experiências, faz infinitos movimentos, incorpora a desenvoltura para criar objetos e desenvolve a noção de percepção espacial.
Mediante o manuseio e montagem de objetos variados, a criança desenvolve e assimila as relações de peso, forma, volume e textura.
Na oficina de sucatas a criança explora todos os conteúdos de forma descontraída, além de desenvolver o espírito científico e aguçar a curiosidade.

LUDOTECA (SALA DE JOGOS)

A atividade lúdica proporcionada pelos jogos é o elemento propulsor de todo o processo de alfabetização.
A criança em idade pré-escolar encontra-se ainda no período concreto, precisa manusear os objetos e sentir cada um bem próximo de si para que, a partir daí, possa construir o saber e entender o seu processo.
O jogo desenvolve a imaginação, a persistência e exige tomada de iniciativas intelectuais.

CASINHAS INFANTIS

Além de recrear a criança, esse espaço proporciona a desenvoltura de fazer e receber visitas, de falar ao telefone com a amiga ou com o amigo, de dramatizar espontaneamente o nosso cotidiano e, também, de elaborar textos orais sobre o que estão fazendo.
Ao brincar de faz-de-conta, a criança representa diferentes papéis, transformando-se em "papai", "mamãe", "filhinho", "professora"...
Adaptando o real ao eu, isto é, transformando-o em função de seus desejos, ela consegue manter o seu equilíbrio afetivo e intelectual.

SALA DE ESTIMULAÇÃO (PSICOMOTRICIDADE)

Toda criança necessita de oportunidades para fazer emergir o seu potencial psicomotor de forma agradável e estimuladora.
Por meio de atividades livres e criadoras a criança conhece o seu corpo e descobre a função de cada parte, com os mais diferentes objetos. Assim, conhecerá as suas limitações e aperfeiçoará os seus movimentos.
A criança precisa usar o seu corpo o máximo possível e se sentir livre para desabrochar com toda a intensidade, para que, no futuro, possa ter mais autonomia do que grande parte dos adultos de hoje, frutos de uma educação repressora.

MUSICALIZAÇÃO (CORAL INFANTIL)

A expressão musical desempenha importante papel na vida de toda criança.
Ao mesmo tempo em que desenvolve a criatividade, a música promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.
O coralzinho do Espaço Criança faz apresentações em algumas festividades promovidas pela escola.

RECREAÇÃO NO PARQUE INFANTIL

A escola dispõe de uma estrutura adequada para a recreação da criança: parque infantil, pista de velotrol, pequena piscina e salão de festas.
Brincar é muito importante porque, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários ao seu crescimento, como a persistência, tão relevante em todo aprendizado.
Brincar favorece o crescimento físico, mental e emocional, além de propiciar a socialização, levando a criança a viver e a conviver.
A criança que gosta de brincar saberá desfrutar a vida, aprenderá a procurar a felicidade e sentir-se-á segura com as suas habilidades.

AULAS-PASSEIOS

Durante o ano letivo o Espaço Criança realiza com seus alunos algumas aulas para estudo do meio, denominadas aulas-passeios.
Não se tratam de simples excursões ou visitas sem compromisso a um parque, museu ou teatro. Nossa proposta é integrar uma ação fora dos muros da escola ao currículo.
A aula-passeio é uma forma dinâmica e divertida de aprendizagem.
É planejada junto com a criança, requer autorização por escrito dos pais ou responsáveis e, após o retorno do passeio, há a atividade de prolongamento, com discussões sobre o que foi visto, ilustrações, textos coletivos e individuais, modelagem, montagem de maquetes e dramatizações.

COZINHA EXPERIMENTAL

Na cozinha experimental a criança prepara receitas simples, como bolos, biscoitos, sanduíches, pizzas e sucos.
Também adquire hábitos de higiene na manipulação dos alimentos e observa seu processo de transformação.
Todas as atividades na cozinha experimental são realizadas com a maior segurança, não tendo a criança qualquer acesso a objetos que possam lhe oferecer perigo.

FESTIVIDADES

No Espaço Criança são comemoradas de forma especial as principais festividades de nosso calendário, como o Dia das Mães e dos Pais, a Festa Junina, a Semana da Criança, a Festa da Primavera, os aniversários dos alunos e a solenidade de formatura do Infantil 5.

AULAS DE INGLÊS
Por meio de brincadeiras, jogos, vídeos e teatros de fantoches a criança tem seus primeiros contatos com a língua inglesa, descobrindo e aprendendo de forma descontraída expressões relacionadas ao seu dia-a-dia.